A lipoaspiração foi desenvolvida na década de 80 e revolucionou a busca pelo corpo de belas formas. Com o passar dos anos, essa técnica foi aperfeiçoada, com redução dos tamanhos das cânulas, tornando-a menos invasiva e seus resultados mais previsíveis. Neste procedimento podem ser empregados diferentes tipos de aparelhos, como a vibrolipoaspiração, lipoaspiração ultrasônica e lipoaspiração manual (com seringa ou aparelho de sucção). Não existe nenhum trabalho científico que demonstrou resultados superiores em determinada técnica. Por isso, o cirurgião deve realizar o procedimento que está mais habituado, aumentando a previsibilidade dos resultados e a segurança do paciente.

Ter um corpo mais atraente é um desejo que está interligado à saúde física e mental de cada um. Portanto, a orientação médica deve estimular mudanças de hábitos, com atividade física e nutrição balanceada.

O IMC (índice de massa corpórea) é avaliado durante a consulta, assim como as principais queixas das pacientes. Os acúmulos de gordura mais comumente se localizam nos flancos (cintura), abdome, costas, braços, coxas, joelhos e pescoço. É importante o conhecimento por parte dos pacientes de que essa modalidade cirúrgica não visa o emagrecimento e, sim, restaurar o contorno corporal, deixando-o mais harmônico.

A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros procedimentos, a exemplo da abdominoplastia e mamaplastia. A sua indicação primária é em pacientes saudáveis, que possuem perda do contorno corporal e estão próximo do seu peso ideal. A lipoescultura objetiva reduzir as gorduras localizadas e indesejáveis e preencher áreas deprimidas, restaurando a harmonia do corpo. É realizada de maneira cuidadosa e artística, de forma a alcançar resultados satisfatórios para o cirurgião e pacientes.

A cirurgia é realizada através de mínimas incisões (1cm), com infiltração de solução que reduz o sangramento. A lipoaspiração é realizada nas camadas médias e profundas de gordura. Esse detalhe é importante e evita “marcas” ou estigmas de lipoaspiração. O trabalho do cirurgião é desenvolvido com a finalidade de modelar as formas do corpo, realçando sua beleza e contribuindo para que o paciente fique bem consigo mesmo e com a própria aparência.

WhatsApp chat