A face é a primeira e maior expressão do contato humano. A aparência do rosto e os sinais de envelhecimento muitas vezes interferem na auto-estima e no bem-estar de cada um. A gravidade, a flacidez dos músculos e da pele e a reabsorção óssea contribuem para a formação de sulcos profundos, rugas finas e profundas e perda de um contorno harmônico antes evidenciado. Não existe uma idade exata para que essas transformações se iniciem, mas já é possível visualizar alguns sinais a partir dos 30 anos. Alguns fatores externos contribuem para acelerar esse dinâmico processo, como a exposição solar demasiada e sem proteção e o hábito de fumar.

Durante a consulta, o paciente deve expor detalhadamente suas queixas, priorizando as regiões que chamam mais sua atenção. O cirurgião especializado em face tem o conhecimento sobre a diferenciação e as características do envelhecimento de cada rosto, com algumas áreas que permanecem mais jovens do que outras.

De acordo com o exame clínico e as prioridades enfatizadas, é feita a indicação do tipo de cirurgia. Alguns pacientes apresentam características favoráveis ao rejuvenescimento completo da face, enquanto outros têm queixas e características de envelhecimento localizadas e deverão ser submetidos a um rejuvenescimento da zona específica.

A suspensão lateral de supercílios possui excelente indicação quando a blefarolplastia é associada e a posição do supercílio é apenas um pouco abaixo do esperado mais lateralmente. Essa técnica apresenta excelentes resultados quando bem indicada e é a de escolha na maioria dos pacientes. Sua limitação ocorre quando a ptose(queda) do supercílio acontece também medialmente. Nesses casos pode-se associar o tratamento dos músculos responsáveis pela ptose através da incisão da pálpebra superior com ótimos resultados. A cicatriz resultante é pequena e fica escondida no cabelo.

WhatsApp chat