• Beleza
  • Por Victor Pochat
  • 17 de setembro de 2018
  • 1
  • 1

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais solicitadas entre os pacientes, assim como também é uma das mais complexas. Para se atingir bons resultados é necessário um conhecimento específico e metódico da estrutura nasal, pois cada milímetro deve ser considerado para o todo.

Na Bahia, especificamente Salvador e Feira de Santana, você pode contar com um especialista em Rinoplastia primária e secundária.

Apesar de majoritariamente realizada por estética, a Rinoplastia pode contribuir na função respiratória. Através desse procedimento pode-se remodelar o formato, corrigir o desvio de septo, ter função reconstrutora, corrigir colapsos e depressões, alterar a ponta do nariz, diminuir a giba óssea, entre outras modificações. Ela é indicada a partir dos 15 anos para quem está insatisfeito com seu nariz. Por isso a cirurgia não garante só a harmonização facial como também contribui com o bem-estar e equilíbrio do indivíduo.

Consulta e Pré-operatório

O primeiro passo para qualquer cirurgia é a consulta e os cuidados pré-operatórios. A consulta inicial servirá para você expor seus desejos e suas dúvidas e compreender o procedimento. Também será no consultório que o médico definirá o melhor método e formato de nariz através de uma avaliação do seu rosto.

No pré-operatório o médico indicará todos os exames de rotina, além da avaliação do septo, sempre que necessária. O médico deve ter acesso ao histórico do paciente para orientá-lo no processo, ou seja, quais medicamentos ele pode tomar ou evitar, assim como uso de óculos, sol, etc.

O Processo

Para começar a Rinoplastia a pessoa é dirigida ao bloco cirúrgico; optamos sempre pela anestesia geral (rotina entre os especialistas de nariz), por proporcionar maior conforto e segurança para o paciente e equipe. A rinoplastia é realizada através de pequenos cortes (exorinoplastia – rinoplastia aberta estruturada).

Com acesso a estrutura nasal o cirurgião deve agir de acordo com o objetivo. Nesse momento as modificações são realizadas através de técnicas modernas visando mudanças previsíveis, que permitem um resultado estético e funcional após muitos anos. Para isso, comumente utilizamos enxertos (retirados do septo do paciente ou de outras regiões quando há necessidade de maior quantidade de cartilagem para enxertos) que ajudam a retificar um nariz torto, assim como manter uma ponta caída estruturada no ângulo desejado. Quando a estrutura nasal é esculpida na forma desejada a pele e o tecido nasal são acomodados e a incisão fechada.

Pós-operatório e Resultados

Geralmente os pacientes não sentem dor, mas pode haver leve inchaço e desconforto que será administrado com medicamentos. Nos primeiros dias o paciente utilizará um curativo externo que deve manter por uma semana, quando os pontos também são retirados. Recomenda-se muito cuidado com lesões na região, não deixá-la exposta ao sol ou realizar atividades físicas que possam resultar em lesão. Os resultados começam a ser observados com a diminuição do inchaço, mas o contorno nasal completo só e visto após cerca de um ano.

Cicatriz

A cicatrização é uma grande preocupação em cirurgias, mas na Rinoplastia elas são praticamente invisíveis por serem internas ou na columela.

1 Comment

  1. Deborah Amorim
    7 de dezembro de 2018 at 22:54

    Qual valor da Rinoplastia?

Fazer Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat