• Cirurgia
  • Por Victor Pochat
  • 15 de maio de 2018
  • 385
  • 0

A realização de uma cirurgia plástica demanda muito planejamento e cuidado. Contudo, como qualquer intervenção cirúrgica, ela exige um certo tempo de recuperação para apresentação dos resultados. Como uma maneira de potencializa-los os pacientes devem ter acompanhamento médico, nutricional e fisioterápico e seguir um estilo de vida que integre alimentação saudável e exercícios físicos.

O auxílio de uma equipe multidsciplinar é fundamental nesse processo. O cirurgião pode acompanhar seu caso e verificar a evolução da cicatrização, além de indicar os métodos mais adequados de tratamento das cicatrizes, prescrevendo medicamentos quando necessário.

Em casos de necessidade de utilização de cintas e malhas ele poderá fornecer as orientações necessárias à sua utilização. Outro profissional importante nessa fase é o fisioterapeuta. Em quase todos os processos cirúrgicos a drenagem linfática é indicada para maximizar os resultados.

O fisioterapeuta é o profissional mais indicado para realização da drenagem controla e reduz o edema e acúmulo de líquidos, aumenta a circulação sanguínea e elimina dores no corpo. Além disso diminui o processo inflamatório, favorece a hidratação da pele e harmonização corporal.

Para contribuir na manutenção dos resultados da plástica também podemos citar a prática de exercícios físicos. Eles atuam contra a flacidez e tonificam a musculatura, sendo muito importantes nas cirurgias de contorno corporais como a lipoescultura. Entretanto, a retomada de exercícios deve ser lenta e contar com a permissão médica, pois não deve interferir na recuperação pós-operatória. A alimentação também é outro fator que influencia na recuperação, na cicatrização e na manutenção da estrutura do novo corpo.

O ideal é realizar uma consulta com uma nutricionista que possa orientar na criação de uma dieta saudável e equilibrada, rica em ferro, proteínas, vitamina C e ácido fólico. Alimentos antioxidantes e ricos em flavonoides também são indicados já que tem ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

O pós-operatório e todo o cuidado depois da cirurgia é tão importante quanto o procedimento em si. A intervenção cirúrgica pode perder seus resultados se o paciente for completamente relapso. Por isso seguir essas dicas e ir aos especialistas adequados é importante para manter o corpo tão sonhado após a cirurgia.

Fazer Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat