• 126
  • 0

A pele é o tecido que reveste todo nosso corpo e muitas vezes não damos atenção aos cuidados que ela necessita. Em cirurgia plástica, a qualidade e o tônus da pele são muito mais importantes na estética do que a maioria das pessoas imaginam. Nossa prática em rinoplastia em Salvador e Feira de Santana (caracteristicamente de narizes latinos) mudou após estudos sobre os cuidados da pele em cirurgia do nariz serem publicados em 2016; de lá para cá, instituímos um protocolo que permitiu abordar a pele antes e depois da cirurgia, promovendo um impacto extremamente positivo nos resultados e no índice de satisfação dos pacientes e da equipe.

Na rinoplastia primária ou rinoseptoplastia aberta elevamos a pele e abordamos somente as estruturas internas – cartilagens, ligamentos, pericôndrio, periósteo, osso – dando forma ao novo esqueleto nasal, que deverá ser mais resistente e ao mesmo tempo com forma mais delicada, permitindo que o nariz fique mais bem definido e funcione adequadamente. Quando a pele é espessa e oleosa, os resultados da cirurgia podem não ficar evidentes causando insatisfação tanto para o cirurgião quanto para o paciente, já que a pele é responsável pela cobertura do nariz. Por isso, o tratamento da pele atualmente é uma complementação à rinoplastia na maioria dos pacientes, sendo responsável pelo afinamento da pele, controle da oleosidade, limpeza e melhor acomodação ao novo formato.

Geralmente o tratamento pré-operatório consiste em controlar a oleosidade, limpeza de pele e esfoliação (peeling mecânico) pré operatória (até 7 dias antes da cirurgia) e o tratamento após 10-14 dias da cirurgia para manutenção do controle de oleosidade e limpeza associado a abordagem específica para afilamento da pele (tópico ou oral) com duração variável de acordo com a necessidade.

Em rinoplastias secundárias, o cuidado também é essencial, pois em muitos casos devemos investir no afilamento do nariz e, em situações especiais (principalmente regionalmente falando), melhorar a qualidade de uma pele muito fina e sofrida, o que pode ser visto em pessoas com narizes caucasianos que são submetidas a múltiplas rinoplastias. Para isso, devemos contar com um dermatologista experiente em todas as etapas e um cirurgião de nariz experiente.

Fazer Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat